A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z



Back to: "A"

área de movimento
Definição1
Parte do aeródromo destinada ao pouso, decolagem e táxi de aeronaves, que compreende a área de manobras e os pátios.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. DCA 351-2: concepção operacional ATM nacional. Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=2444. Acesso em: 15 ago. 2011.
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 139: certificação operacional de aeroportos. Brasília, 2009. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil).
Fonte3
INTERNATIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION. Anexo 14: aeródromos: volume 1: projeto e operações de aeródromos. 8. ed. Tradução elaborada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). [Brasília, DF]: ANAC, 2018. 575 p. (Anexo 14).
Contexto
O Gerenciamento de Fluxo e da Capacidade depende da eficiência do projeto e do gerenciamento dos aeroportos, notadamente na área de movimento, tendo em vista que um eventual aumento da demanda de tráfego aéreo deverá ser absorvido pelos aeroportos.
Veículos e outros objetos móveis, com exceção de aeronaves, quando estiverem na área de movimento de um aeródromo, serão considerados obstáculos e serão sinalizados. Se os veículos e o aeródromo forem utilizados à noite ou em condições de baixa visibilidade, serão iluminados; entretanto, equipamentos de apoio no solo e veículos utilizados somente no pátio de aeronaves podem ser isentos dessa obrigação.
Subárea
Infraestrutura Aeroportuária