<< aterrar | atitude de voo | atitude relativa ao solo >>
Back to: "A"
atitude de voo
- Definição1
- Posição de aeronave referente ao vento relativo, ou seja, é a situação do vetor que representa a velocidade de seu centro de gravidade em relação ao ar e referente a um triedro de eixos ligados à aeronave.
- Fonte1
- ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
- Fonte2
- ARAÚJO, João Richard Barcelos. Inglês técnico: técnicos em manutenção de aeronaves. [S.l]: [s.n.], [200-]. 100 p.
- Fonte3
- AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 135: requisitos operacionais: operações complementares e por demanda. Brasília, 2010. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbac/RBAC135EMD03.pdf. Acesso em: 29 abr. 2015.
- Contexto
- (a) Nenhum piloto pode decolar com uma aeronave que tenha gelo, geada ou neve aderidas a qualquer pá de rotor, hélice, pára-brisas, asa, estabilizador ou superfície de controle, instalação do motor ou a qualquer parte do sistema de velocímetro, altímetro, indicador de velocidade vertical ou sistema dos instrumentos de indicação de atitude de voo, exceto sob as seguintes condições: (1) decolagens podem ser realizadas com geada aderida às asas, ou aos estabilizadores ou às superfícies de controle se a geada tiver sido polida para tornar-se lisa; e (2) decolagens podem ser autorizadas com geada sob as asas na área dos tanques de combustível.
- Subárea
- Aeronavegabilidade
- Broader Term
- atitude