A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z



Back to: "F"

flutuador
Definição1
Estrutura completamente fechada e à prova d'água presa a uma aeronave e destinada a dar a ela a flutuabilidade e estabilidade quando em contato com a superfície da água. Nos hidroaviões de flutuadores, a tripulação fica dentro da fuselagem ou nacela separada do flutuador, ao contrário dos aerobotes.
Fonte1
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 121: requisitos operacionais: operações domésticas, de bandeira e suplementares. Brasília, 2010. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/RBAC121EMD00CONS2010NOV.PDF. Acesso em: 18 fev. 2011.
Contexto
(1) antes da decolagem, sobre cada um dos seguintes assuntos: (i) fumo. Cada passageiro deve ser instruído que é proibido fumar a bordo de aeronaves brasileiras, que é proibido impedir ou tentar impedir o funcionamento dos detectores de fumaça instalados nos lavatórios e que é proibido fumar nos lavatórios e em qualquer local da cabine de passageiros; (ii) localização das saídas de emergência; (iii) uso dos cintos de segurança, inclusive instruções de como fechá-los e abri-los. Cada passageiro deve ser instruído sobre quando, onde e sob quais condições os cintos devem ser atados e ajustados. Nessas instruções deve ser enfatizado que os regulamentos da ANAC exigem o cumprimento das instruções contidas nos letreiros e avisos luminosos fixados no avião e de todas as instruções verbais dadas pelos tripulantes concernentes à utilização de cintos de segurança; (iv) a colocação do encosto dos assentos em posição vertical antes de decolagens e pousos; (v) A localização e uso de qualquer flutuador individual de emergência requerido; (vi) se o voo envolver operações acima de 12.000 pés MSL, a utilização normal e em emergência do oxigênio; (vii) instruções sobre a utilização de equipamentos eletrônicos portáteis a bordo.