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instruções de aeronavegabilidade continuada
Definição1
Documento de serviço emitido pelo fabricante do produto aeronáutico (aeronave, motor, hélice, equipamento ou componente), com o objetivo de corrigir falha ou mau funcionamento deste produto ou nele introduzir modificações, aperfeiçoamentos e/ou limitações, ou ainda, visando à implantação de ação de manutenção ou manutenção preventiva aditiva àquelas previstas no programa de manutenção básico do fabricante.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. IS 39-001 Revisão A: diretrizes de aeronavegabilidade. Brasília, 2012. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/IS/IS%2039-001A.pdf. Acesso em: 10 jul. 2015.
Definição2
Documento emitido pelo detentor do projeto de tipo ou o fabricante do produto aeronáutico, que fornece métodos, técnicas e práticas aceitáveis para a execução de manutenção, manutenção preventiva e alterações.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. IAC 3150: dados técnicos e registros utilizados para modificações e reparos. Rio de Janeiro, 2002. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/iac/IAC3150.pdf. Acesso em: 15 ago. 2011.
Fonte3
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Instrução Suplementar n. 145.109-001, de 12 de junho de 2017. Publicações Técnicas: obtenção e controle pelas organizações de manutenção de produto aeronáutico. Revisão C. Brasília, 2017.
Nota adicional1
Uma ICA pode conter informações que são aprovadas pela ANAC (por exemplo: AFM, ALI, SRM).
Contexto
10.2 INSTRUÇÕES DE AERONAVEGABILIDADE CONTINUADA As Instruções de Aeronavegabilidade Continuada (“Instructions for Continued Airworthiness” – ICA) desenvolvidas para grandes modificações ou grandes reparos visando atender os requisitos de aeronavegabilidade dos RBHA, que no caso do formulário SEGVÔO 001 são incluídas no seu item 8 e no caso do CHST são descritas em um documento separado; devem ser consideradas parte do programa de manutenção da aeronave e devem ser observadas. Estes tipos de ICA são muito comuns em “field approvals” que usam o FAA FORM 337 a partir de 1998, quando a FAA intensifi- cou a exigência destas Instruções; após a aceitação da aprovação estrangeira, as ICA devem continuar sendo observadas.
Subárea
Aeronavegabilidade