A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z



Back to: "A"

aeronavegabilidade
Definição1
Aeronavegabilidade é o estado de segurança para uso em voo. É a situação de uma aeronave na qual sua estrutura, grupo motopropulsor, etc., cumprem com os requisitos para os quais foram projetados. A peça pode ser mutilada para impedir sua instalação em um produto com certificado de tipo. A mutilação deve tornar a peça irreparável e impossível de ser retrabalhada para aparentar aeronavegabilidade.
Fonte1
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 121: requisitos operacionais: operações domésticas, de bandeira e suplementares. Brasília, 2010. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/RBAC121EMD00CONS2010NOV.PDF. Acesso em: 18 fev. 2011.
Contexto
121.374 – PROGRAMA DE AERONAVEGABILIDADE CONTINUADA PARA OPERAÇÕES ETOPS COM AVIÕES COM DOIS MOTORES. Para conduzir um voo ETOPS utilizando um avião com dois motores, cada detentor de certificado deve desenvolver e cumprir com o programa de manutenção de aeronavegabilidade continuada (PMAC), como autorizado nas especificações operativas do detentor de certificado, para cada combinação de aeronave/motor usadas nas operações ETOPS.
Subárea
Segurança da Aviação/Operacional
Narrower Term
aeronavegabilidade continuada