<< manutenção de base | manutenção de linha | manutenção não-programada >>
Back to: "M"
manutenção de linha
- Definição1
- Significa: (1) uma inspeção programada que contém serviço e/ou inspeções que não requerem treinamento especial, equipamento especial, recursos especiais ou instalações especiais (inclui checks progressivos, desde que todas as tarefas desses checks possam ser executadas seguramente no local pretendido); e (2) uma tarefa que pode incluir: (i) pesquisa de panes; (ii) correção de discrepâncias; (iii) troca de componentes, o que pode incluir troca de motores e hélices, e teste de rampa; (iv) manutenção programada e/ou checks, incluindo inspeções visuais que irão detectar condições insatisfatórias/discrepâncias óbvias, desde que não seja necessária uma inspeção detalhada. Pode incluir itens da estrutura interna, sistemas e grupo motopropulsor que são visíveis através de painéis de acesso rápido; e (v) pequenos reparos ou alterações que não requeiram extensas desmontagens e possam ser cumpridas por práticas simples.
- Fonte1
- AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 43: Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil. Manutenção, manutenção preventiva, reconstrução e alteração. Emenda 01. Brasília, 2014. Disponível em http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbac/RBAC43EMD01.pdf. Acesso em: 25 jun. 2015.
- Fonte2
- AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 145: organizações de manutenção de produto aeronáutico. Emenda 01. Brasília, 2014. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbac/RBAC145.pdf. Acesso em: 24 jun. 2014.
- Contexto
- (b) Cada organização de manutenção certificada com categoria célula deve prover instalações permanentes adequadas para abrigar o maior modelo de aeronave listado nas suas especificações operativas, caso a organização execute trabalho acima do nível de complexidade da manutenção de linha.
- Subárea
- Manutenção Aeronáutica