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sistema intensificador de visibilidade em voo
Definição1
Meio eletrônico para prover uma imagem do cenário topográfico à frente da aeronave (características naturais ou construídas pelo homem de um local ou região, especialmente de modo a mostrar suas posições relativas a elevações), através de sensores de imagem, como o FLIR (Forward Looking Infrared), radiometria de onda milimétrica, radar de onda milimétrica ou intensificador de imagem em baixo nível de iluminação
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. IS 91-003 Revisão A: aprovação operacional para aproximações ILS CAT I com autorização requerida e decolagens com baixa visibilidade mediante o emprego do Head Up Guidance System (HGS). Brasília, 2014. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/IS/2014/IS91-003A.pdf. Acesso em: 06 mai. 2016.
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. Brasília, 2008. Disponível em : http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/RBAC01EMD01.PDF. Acesso em: 17 fev. 2011.
Contexto
Visibilidade em voo intensificada (Enhanced Flight Visibility – EFV) significa a distância média horizontal à frente da aeronave, como vista do posto de pilotagem dessa aeronave, na qual objetos topográficos proeminentes podem ser claramente distinguidos e identificados, de dia ou de noite, por um piloto usando um sistema intensificador de visibilidade em voo (Enhanced Flight Visibility System – EFVS).
Durante algumas condições de visibilidade reduzida, um EFVS (sistema intensificador de visibilidade em voo) pode disponibilizar imagens que melhoram significativamente a capacidade do piloto de avistar referências visuais da pista, suas luzes de aproximação, movimentação de aeronaves, veículos ou animais nas áreas de movimento. Porém os pilotos que utilizam o EFVS não devem concluir que a trajetória da aeronave está livre de obstáculos meramente pela não visualização dos mesmos no display do EFVS.
Subárea
Instrumentos de voo