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sistema de pouso por instrumentos
Definição1
Sistema de voo por instrumentos formado pelo glide slope, que emite sinais indicativos da rampa de aproximação e o localizer (LOC), que indica o eixo da pista; ILS CAT I – sistema de ILS que permite aproximações por instrumentos até 800 metros da cabeceira a uma altura de 60 metros; ILS CAT II – sistema de ILS que permite aproximações por instrumentos até 400 metros da cabeceira a uma altura de 30 metros; ILS CAT III – sistema de ILS que permite aproximações por instrumentos com visibilidade zero.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: regulamentos brasileiros de aviação civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. [S.l.], 2008. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Definição2
Auxílio-rádio para a navegação destinado a facilitar o pouso das aeronaves, proporcionando-lhes um guiamento lateral e vertical e indicações da distância do ponto de pouso. O ILS é composto de: 1 localizador - emissor cujos sinais acionam o receptor da aeronave, fornecendo indicações precisas da trajetória em relação ao prolongamento do eixo da pista; 2 planeio - emissor cujos sinais direcionais em plano inclinado acionam o receptor da aeronave, fornecendo indicações precisas de ângulo de planeio ideal para a descida da aeronave até o ponto crítico; 3 marcador - emissor cujos sinais indicam a distância da pista e são designados por: a) marcador médio - localizado entre a pista e o marcador externo ou b) marcador externo - localizado no início das trajetórias de planeio e do localizador. Estes marcadores poderão ser de: baixa frequência (LF - semelhante ao NDB); ou muito-alta frequência (VHF de pouca potência e geralmente emitindo sinais em forma de leque); 4 luzes de aproximação, indicador visual do final das trajetórias do localizador e de planeio. Uma variante deste sistema é o de aproximação baixa por instrumento ou ILAS.
Fonte2
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Definição3
Sistema de precisão que fornece informações eletrônicas de trajetória lateral, longitudinal e vertical a serem utilizadas pelas aeronaves em aproximações para pouso sob condições de operação e visibilidade reduzida. O seu uso requer entre outras instalações um correspondente sistema de luzes de aproximação (ALS - approach lighting system). ILS CAT I: Sistema de aproximação e pouso de precisão que conduz a aeronave até uma altura mínima de 60 metros sobre a cabeceira da pista (DH), requerendo uma visibilidade mínima de 800 metros como parâmetro para prosseguimento na aproximação de pouso. ILS CAT II: Sistema de aproximação e pouso de precisão que conduz a aeronave até uma altura mínima de 30 metros sobre a cabeceira da pista (DH), requerendo uma visibilidade mínima de 400 metros como parâmetro para prosseguimento na aproximação de pouso. ILS CAT IIIA: Sistema de aproximação e pouso de precisão que conduz a aeronave até uma altura mínima de 15 metros sobre a cabeceira da pista (DH), requerendo uma visibilidade mínima de 200 metros como parâmetro para prosseguimento na aproximação de pouso. ILS CAT IIIB: Sistema de aproximação e pouso de precisão que conduz a aeronave até uma altura mínima de 15 metros sobre a cabeceira da pista (DH), requerendo uma visibilidade mínima de 50 metros como parâmetro para prosseguimento na aproximação de pouso. ILS CAT IIIC: Sistema de aproximação e pouso de precisão que conduz a aeronave até o pouso sem limitações de altura de decisão (DH) ou de visibilidade mínima para prosseguimento na aproximação e pouso.
Fonte3
TROCANDO em miúdos: dicionário de termos aeronáuticos: gerenciamento do tráfego aéreo. São Paulo: C&R Editorial, 2010.
Fonte4
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-16: tráfego aéreo: sistema de pouso por instrumentos (ILS). Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: http://servicos.decea.gov.br/arquivos/publicacoes/75d028dd-6d34-44d7-85e875bac975ff04.pdf?CFID=017be123-6cec-47b3-adca-48992b66bf10&CFTOKEN=0. Acesso em: 04 jun. 2014
Nota adicional1
As informações fornecidas para este termo são resultantes de trabalhos de pesquisa do DECEA em cooperação com a ANAC.
Contexto
A operação do Sistema de Pouso por Instrumentos envolve um grande número de equipamentos e, devido ao elevado grau de precisão exigido para esse tipo de operação, todo o pessoal nela envolvido, direta ou indiretamente, deverá estar plenamente conscientizado de suas responsabilidades específicas.
Imagem

 ILS Localizer 21-element dipole reflector antenna array, Runway 27R, EDDV Hanover/Langenhagen International Airport. The picture shows the back of the antenna system.

ILS Localizer 21-element dipole reflector antenna array, Runway 27R, EDDV Hanover/Langenhagen International Airport. The picture shows the back of the antenna system.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:EDDV-ILS_27R_Localizer.jpg

 

 ILS CAT I.

Instrument landing system category I.

Fonte: BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. MANINV-BRASIL: manual brasileiro de inspeção em voo. Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/view.cfm?id=2755. Acesso em: 10 jun. 2014.

 

 ILS CAT II and III.

instrument landing system category II and category III.

Fonte: BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. MANINV-BRASIL: manual brasileiro de inspeção em voo. Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/view.cfm?id=2755. Acesso em: 10 jun. 2014.