A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


<< serviço aéreo regional | serviço automático de informação terminal | serviço de alerta >>

Back to: "S"

serviço automático de informação terminal
Definição1
Provisão de informações regulares e atualizadas para as aeronaves que chegam e que partem, mediante radiofusões contínuas e repetitivas durante todo o dia, ou durante uma parte determinada do mesmo.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. Instituto de Aviação Civil. MMA 58-1: glossário de termos técnicos de aviação civil. Rio de Janeiro, 1989.
Definição2
Radio-fusão contínua de informações gravadas não controladas, em áreas terminais selecionadas de grande atividade. Seu propósito é aperfeiçoar a eficácia do controlador e aliviar o congestionamento das freqüências pela automação da transmissão repetitiva de informação essencial, porém de rotina.
Fonte2
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Definição3
Gravação que se repete de forma contínua. É normalmente atualizada a cada hora, que informa a respeito do clima, visibilidade, referentes à região do aeródromo.
Fonte3
CAMPOS, M. C.; PAIVA, P. T.; PRICEVICIUS, T.; VARANDA, T. V. C. Glossário de aviação. São Paulo: Núcleo de Estudos de Tradução, 2002.
Definição4
Provisão automática, para aeronaves que chegam e para as que partem, de informações atualizadas e de uso comum, tais como nome do aeródromo a que se refere a informação, a pista em uso e suas condições e características de frenagem, eventuais atrasos esperados, visibilidade, teto e condições meteorológicas presentes. O ATIS é um serviço disponível nos principais aeródromos durante as 24 horas do dia (ou parte desse tempo em alguns casos onde a operação não é contínua) mediante radiodifusão repetitiva ou por meio de enlace de dados. Além de facilitar ao piloto o acesso às informações, evita sobrecarregar o controlador de tráfego aéreo que, na eventual inexistência do ATIS, se veria obrigado a transmitir as correspondentes informações, individualmente, a cada avião sob seu controle.
Fonte4
TROCANDO em miúdos: dicionário de termos aeronáuticos: gerenciamento do tráfego aéreo. São Paulo: C&R Editorial, 2010.
Nota adicional1
As informações fornecidas para este termo são resultantes de trabalhos de pesquisa do DECEA em cooperação com a ANAC.
Subárea
Informação Aeronáutica