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sangria de ar
- Definição1
- Quantidade de ar relativamente pouco aquecido e que é extraído de alguns andares do compressor. Esse ar é posteriormente utilizado para várias finalidades, dentre as quais: atuar nos motores de arranque pneumáticos de outros motores da mesma aeronave, ser utilizado nas unidades de ar condicionado, ser utilizado no arrefecimento de pás estáticas e rotativas, especialmente da turbina, para comando de válvulas e outros dispositivos e ainda para aquecimento de superfícies expostas à formação de gelo.
- Fonte1
- CAMPOS, M. C.; PAIVA, P. T.; PRICEVICIUS, T.; VARANDA, T. V. C. Glossário de aviação. São Paulo: Núcleo de Estudos de Tradução, 2002.
- Fonte2
- AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 135: requisitos operacionais: operações complementares e por demanda. Brasília, 2010. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbac/RBAC135EMD03.pdf. Acesso em: 29 abr. 2015.
- Contexto
- (c) Sistema de sangria de ar de motores a turbina. Os sistemas de sangria de ar dos motores a turbina de aviões turboélice devem ser investigados para determinar: (1) que não resultará em nenhum risco para a aeronave a ruptura de um duto de sangria. Essa condição deve considerar que a falha de um duto pode ocorrer em qualquer ponto entre o flange do motor e o componente do avião servido pela sangria de ar; e (2) que, se o sistema de sangria de ar for usado diretamente para pressurização da cabine, não será possível uma contaminação perigosa do sistema de ar da cabine no evento de falha do sistema de lubrificação.