<< radar primário | radar primário de vigilância | radar secundário de vigilância >>
Back to: "R"
radar primário de vigilância
- Definição1
- Sistema de radar que transmite energia eletromagnética em uma determinada direção e capta os sinais de rádio eventualmente refletidos por avião ou qualquer objeto que estiver no caminho da energia transmitida. Os sinais assim refletidos são processados e podem ser visualizados em uma tela própria, semelhante a uma tela de monitor de computador pessoal ou mesmo de um televisor. Estes sinais, também chamados de ecorradares, podem ser utilizados para controlar o tráfego aéreo ou, ademais, para fins de defesa aérea em caso de conflito.
- Fonte1
- TROCANDO em miúdos: dicionário de termos aeronáuticos: gerenciamento do tráfego aéreo. São Paulo: C&R Editorial, 2010.
- Fonte2
- BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. DCA 351-2: controle do espaço aéreo - concepção operacional ATM nacional. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3678. Acesso em: 08 out. 2014.
- Contexto
- 6.2.2.2.7 Radar primário de vigilância será também disponibilizado, onde for requerido, incluindo as TMA de grande movimento, visando suprir informações sobre a aeronave em caso de eventuais falhas nos sistemas de bordo, durante uma fase crítica do voo. Entretanto, a tecnologia de vigilância MSPSR (Multi-Static PSR) já está sendo considerada no âmbito da OACI e poderá ser aplicada no futuro, sempre que houver viabilidade técnica/operacional e uma relação custo-benefício favorável.
- Subárea
- Telecomunicações Aeronáuticas
- Related Term
- radar primário
- radar secundário de vigilância
- Broader Term
- radar
- Imagem
Radar Gellybrand Hill Melbourne.
Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:GBH_Primary_Secondory_Radar.jpg