<< pouso de três pontos | pouso direto | pouso direto alinhado >>
Back to: "P"
pouso direto
- Definição1
- Pouso realizado na pista alinhada dentro de 30° do curso da aproximação final, como complementação de uma aproximação por instrumentos.
- Fonte1
- DUTRA, Luiz Costa e Silva. Glossário aerotécnico: inglês-português. São Paulo: Traço, 1979. 469 p.
- Fonte2
- AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. IS 21-013: instruções para obtenção de aprovação de instalação de equipamentos GNSS (Global Navigation Satellite Systems) stand alone para operações VFR e IFR PBN (Performance-Based Navigation). Instruções para obtenção de aprovação de instalação de equipamentos GN. Brasília, 2012. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/IS21-013A.PDF Acesso em: 11 out.2013.
- Fonte3
- EMBRAER. Technical dictionary english-portuguese. [São José dos Campos], 2001.
- Fonte4
- BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. CIRCEA 100-54: padronização da elaboração de procedimentos de navegação aérea. Rio de Janeiro, 2011.
- Nota adicional1
- A identificação do tipo de procedimento de aproximação por instrumentos, para pouso direto, será realizada por meio do sensor ou auxílio que fornece o guia lateral do segmento de aproximação final (NDB, VOR, ILS, RADAR, PAR, RNAV), seguido da abreviatura RWY e do designador da cabeceira.
- Nota adicional2
- As informações fornecidas para este termo são resultantes de trabalhos de pesquisa do DECEA em cooperação com a ANAC.
- Nota adicional3
- O teto mínimo para pouso direto é único para todas as categorias de aeronaves, de acordo com cada tipo de procedimento (não-precisão, precisão e com guia vertical) e com os auxílios visuais disponíveis. O valor de teto mínimo para pouso direto é calculado arredondando-se o valor da OCH do segmento de aproximação final, estabelecido em relação à elevação do aeródromo ou da cabeceira, conforme o caso, para o múltiplo de 100 pés imediatamente superior.
- Nota adicional4
- A identificação do tipo de procedimento de aproximação por instrumentos, para pouso direto, será realizada por meio do sensor ou auxílio que fornece o guia lateral do segmento de aproximação final (NDB, VOR, ILS, RADAR, PAR, RNAV), seguido da abreviatura RWY e do designador da cabeceira. Exemplo: VOR RWY 15. Caso exista mais de um procedimento para pouso direto, em uma mesma pista, utilizando o mesmo sensor, será acrescida uma letra maiúscula, começando pelo Z, em sequência descendente, após a identificação do auxílio. Exemplos: VOR Z RWY 15, VOR Y RWY 15.
- Contexto
- Os mínimos operacionais para circular para um mesmo aeródromo deverão ser iguais, exceto onde os mesmos devam ser compatibilizados com os mínimos para pouso direto.
- Subárea
- Controle do Tráfego Aéreo
- Related Term
- aproximação para pouso direto
- pouso direto alinhado
- pouso direto não alinhado
- Broader Term
- pouso