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planeio
Definição1
Vôo descendente com ângulo de ataque normal e com a potência do motor insuficiente para manter a trajetória horizontal em ar calmo, sendo a tração da hélice substituída no seu todo ou em parte, por um componente do peso da aeronave ao longo da trajetória.
Fonte1
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Definição2
Descida gradual com ou sem tração.
Fonte2
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto ABNT 08;020.30-009-1: aeronáutica e espaço – vocabulário – parte 1 – aeronaves. Rio de Janeiro, 2011.
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. IAC 061-1003: verificação de perícia para concessão de licenças e habilitações. Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/iac/IAC061_1003.pdf. Acesso em: 15 ago. 2011.
Fonte4
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. IAC 060-1003: licenças e certificados de habilitação técnica. Rio de Janeiro, 2006. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/iac/IAC060_1003.pdf. Acesso em: 15 ago. 2011.
Contexto
Em planeio, os estóis devem ser executados com o motor reduzido, à exceção de aviões sem o suficiente efeito de profundor no sentido de cabragem para produzir um estol numa curva planada. Nesse caso, deve ser usada apenas a potência necessária para produzir aquele efeito. O ângulo de ataque deve ser suavemente aumentado até que ocorra o estol, ligeiramente acima da velocidade de estol desacelerado (5 a 10mph).
São exigidos estóis e recuperação de estóis na reta, em curvas subindo e em planeio, simulando as três fases do voo nas quais os estóis se apresentam em situação mais crítica:decolagem, aproximação e manobras em aceleração a velocidades reduzidas.
Subárea
Pilotagem
Narrower Term
planeio em espiral