<< onda contínua | onda de choque | onda de montanha >>
Back to: "O"
onda de choque
- Definição1
- Massa de ar comprimida à frente da aeronave, consequente da resistência aerodinâmica.
- Fonte1
- BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. Instituto de Aviação Civil. MMA 58-1: glossário de termos técnicos de aviação civil. Rio de Janeiro, 1989.
- Definição2
- Acumulação do ar em frente a um corpo que se move a alta velocidade. É aplicável à condição existente nos bordos de ataque de um aerofólio que se desloca a velocidades extremamente altas e que está bastante apto a ocasionar a ruptura do fluxo de linha de corrente sobre a superfície do aerofólio. A ruptura é causada principalmente pela mudança brusca de direção da linha de corrente no bordo de ataque.
- Fonte2
- ANTAS, Luiz Mendes. Dicionário de termos técnicos. 3. ed. São Paulo: Traço, 1980. 948 p. (Coleção Aeroespacial; t. 2.)
- Fonte3
- OCORRÊNCIAS com explosivos: manual de treinamento operacional. In: FASUBRA. GT segurança FASUBRA. [S.l.], [s.d.]. Disponível em: http://gtsegurancafasubra.blogspot.com/2011/03/ocorrencias-com-explosivos-manual-de.html. Acesso em: 12 maio 2011.
- Contexto
- Foco ou Afunilamento - ocorre quando uma carga é detonada dentro de um cano com diâmetro maior que o dela. A onda de choque irá refletir no anteparo, sofrendo um afunilamento. O mesmo ocorre em corredores, dutos de ventilação, etc.
- Subárea
- Aerondinâmica