A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z



Back to: "N"

nível de cruzeiro
Definição1
Nível que se mantém durante uma etapa considerável do voo.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-12: regras do ar e serviços de tráfego aéreo. Rio de Janeiro, 2006. 256 p.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Instrução do Comando da Aeronáutica: ICA 100-12: regras do ar. Rio de Janeiro, 2013.
Contexto
As informações que devem ser emitidas, quando se desejar modificação de Plano de Voo, são as seguintes: a) mudanças de nível de cruzeiro: - identificação da aeronave; - novo nível solicitado; e - velocidade de cruzeiro nesse nível; b) mudanças de rota sem modificação do ponto de destino: - identificação da aeronave; - regras de voo; - descrição da nova rota de voo, incluindo-se os dados relacionados ao Plano de Voo, começando com a posição a partir da qual se inicia a mudança de rota solicitada; - hora(s) estimada(s) revisada(s); e - outras informações julgadas convenientes; c) mudanças de rota com modificações do ponto de destino: - identificação da aeronave; - regras de voo; - descrição da nova rota de voo, até o novo aeródromo de destino, incluindo-se os dados relacionados ao Plano de Voo, começando com a posição a partir da qual se inicia a mudança de rota solicitada; - hora(s) estimada(s) revisada(s); - aeródromo(s) de alternativa; e - outras informações julgadas convenientes.
Exceto quando autorizado pelo órgão ATC, os voos VFR em nível de cruzeiro, quando realizados acima de 900 m (3000 pés) em relação ao solo ou água, serão efetuados em um nível apropriado à rota, de acordo com a tabela de níveis de cruzeiro, em função do rumo magnético constante no anexo E.
Subárea
Navegação Aérea
Ver
navegação aérea
Imagem