<< neve semiderretida | névoa | névoa seca >>
Back to: "N"
névoa
- Definição1
- Fenômeno que causa pobreza de transparência na atmosfera. É motivada pelas partículas de sal dos oceanos ou pela poeira, ou ainda, por gotículas de água em suspensão na atmosfera.
- Fonte1
- ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
- Fonte2
- BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. AIP Brasil: publicação de informação aeronáutica. 2. ed. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: http://www.aisweb.aer.mil.br/arquivos/publicacoes/AIP-BRASIL/01-9D6EAA68-21DB-4FA1-8BA1386FCEB23458.pdf. Acesso em: 09 dez. 2014
- Fonte3
- BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. MCA 64-3: manual de busca e salvamento (SAR). Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3682. Acesso em: 09 dez. 2014.
- Nota adicional1
- As informações fornecidas para este termo são resultantes de trabalhos de pesquisa do DECEA em cooperação com a ANAC.
- Contexto
- 4.4.6.4.2 Visibilidade Meteorológica – A visibilidade meteorológica é um importante fator para determinar a largura de varredura para buscas visuais, uma vez que as condições meteorológicas poderão reduzir a visibilidade da área de busca ou interromper e ainda impedir o começo das operações. A névoa pode fazer com que as buscas visuais sejam ineficazes e até impossíveis, minimizando o valor de W. A chuva também pode diminuir o valor de W e até impedir que a busca aérea seja executada.
- Subárea
- Meteorologia
- Related Term
- névoa seca
- nevoeiro
- Narrower Term
- névoa úmida