A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z



Back to: "M"

mayday
Definição1
Palavra que repetida três vezes significa "situação de perigo". Em alguns textos foi aportuguesada para medê.
Fonte1
ANTAS, Luiz Mendes. Dicionário de termos técnicos. 3. ed. São Paulo: Traço, 1980. 948 p. (Coleção Aeroespacial; t. 2.)
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. MCA 102-7: manual do serviço de telecomunicações do Comando da Aeronáutica. Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3977. Acesso em 27 jun. 2014. Acesso em: 27 jun. 2014
Fonte3
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Regulamento Brasileiro de Aviação Civil: RBAC n. 121: requisitos operacionais: operações domésticas, de bandeira e suplementares. Brasília, 2010. Disponível em: . Acesso em: 06 maio 2016.
Contexto
12.2.6.1.2 O sinal radiotelefônico de socorro MAYDAY e o sinal radiotelefônico de urgência PAN, PAN serão usados no início da primeira comunicação de socorro e de urgência, respectivamente, conforme previsto na publicação do DECEA que estabelece as Regras do Ar e Serviços de Tráfego Aéreo. NOTA: No início de qualquer comunicação subsequente do tráfego de socorro e urgência, será permitido utilizar os sinais radiotelefônicos de socorro e urgência.
O piloto em comando deve declarar uma situação de emergência de combustível utilizando “mayday mayday mayday combustível” (ou, em inglês, “mayday”) quando a quantidade de combustível utilizável que, conforme calculado, estaria disponível ao pousar no aeródromo mais próximo em que um pouso seguro pode ser feito for inferior à quantidade de combustível de reserva final planejado.
Subárea
Busca e Salvamento