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linha de visada
- Definição1
- Linha que une o observador ao objeto ou referência.
- Fonte1
- ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
- Definição2
- Característica de transmissão e recepção dos sinais de rádio, típica das radiofrequências empregadas comumente nas telecomunicações aeronáuticas e nos radares de vigilância de tráfego aéreo. Significa que a transmissão ou recepção se dá em linha reta e não consegue ultrapassar eventuais obstáculos, tal como ocorre com a luz ou a visão humana. Portanto, edifícios, morros ou a própria curvatura da terra podem impor limites de alcance ou até mesmo impedir a comunicação ou detecção por meio de radar.
- Fonte2
- BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Glossário SIRIUS. Disponível em: http://www.decea.gov.br/sirius/category/glossario. Acesso em: 08 out. 2014.
- Fonte3
- INTERNATIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION. Anexo 14: aeródromos: volume 1: projeto e operações de aeródromos. 8. ed. Tradução elaborada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). [Brasília, DF]: ANAC, 2018. 575 p. (Anexo 14).
- Fonte4
- BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. AIC-N 21/10: veículos aéreos não tripulados. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3499. Acesso em: 15 maio 2014.
- Nota adicional1
- A cobertura da Estação DF, normalmente, não deverá exceder a linha de visada e, consequentemente, será dependente da potência de saída do equipamento de comunicações, da altura da antena, do terreno circunvizinho e dos efeitos de reflexão dos sinais.
- Nota adicional2
- As informações fornecidas para este termo são resultantes de trabalhos de pesquisa do DECEA em cooperação com a ANAC.
- Contexto
- As operações de uma ARP, quanto ao seu perfil, são divididas em dois tipos: a) operação na linha de visada - operação VFR em que o piloto ou o observador mantém o contato visual direto com a ARP, com vistas a manter as separações previstas, bem como prevenir colisões; e b) operação além da linha de visada - operação VFR ou IFR onde não há a necessidade de manter contato visual com a ARP.
- Será necessário considerar a disponibilização de uma linha de visada desobstruída em todo o comprimento de uma única pista de pouso e decolagem quando não houver uma pista de táxi paralela ao longo de toda a pista de pouso e decolagem.
- Subárea
- Telecomunicações