<< intemperismo artificial | intenção de voo | intensidade efetiva >>
Back to: "I"
intenção de voo
- Definição1
- É o conjunto de informações relativas a um voo programado, transmitido ou não a um órgão ATS.
- Fonte1
- BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-12: regras do ar e serviços de tráfego aéreo. Rio de Janeiro, 2006. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=2558. Acesso em: 08 out. 2014.
- Fonte2
- BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. DCA 351-2: concepção operacional ATM nacional. Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=2444. Acesso em: 15 ago. 2011.
- Nota adicional1
- As informações fornecidas para este termo são resultantes de trabalhos de pesquisa do DECEA em cooperação com a ANAC.
- Contexto
- 3.6.2.3 O CGNA estará capacitado para implantar as medidas estratégicas e táticas necessárias ao gerenciamento da demanda e da capacidade, a partir da aplicação dos seguintes processos e/ou ferramentas: a) análise das intenções de voo para um período de até 6 meses à frente, visando: - otimizar a capacidade existente, a fim de atender cada intenção de voo no seu perfil ótimo, notadamente horário e rota; - efetuar propostas colaborativas de alterações necessárias, em termos de horário e rota; e - prover os indicadores necessários aos setores de planejamento do DECEA, ANAC e INFRAERO, acerca da necessidade de aumento de capacidade ATC e/ou aeroportuária.
- Subárea
- Controle de Tráfego Aéreo