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indicador de desvio de curso
Definição1
Agulha ou barra vertical localizada no indicador de VOR que mostra o desvio de um curso ou radial informado no OBI, correspondente à estação emissora de VOR cuja frequência está sintonizada no respectivo NAV.
Fonte1
CAMPOS, M. C.; PAIVA, P. T.; PRICEVICIUS, T.; VARANDA, T. V. C. Glossário de aviação. São Paulo: Núcleo de Estudos de Tradução, 2002.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. IAC 3512: orientação para utilização de equipamento GPS (Global Positioning System) em operações IFR em rota e em terminais e em procedimentos de aproximação de não-precisão por instrumentos no espaço aéreo brasileiro. Rio de Janeiro, 2001. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/iac/IAC3512.pdf. Acesso em: 15 ago. 2011.
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. Instrução de Aviação Civil: IAC 3512: orientação para utilização de equipamento GPS (Global Positioning System) em operações IFR em rota e em terminais e em procedimentos de aproximação de não-precisão por instrumentos no espaço aéreo brasileiro. Rio de Janeiro, 2001.
Contexto
O piloto deve selecionar “approach mode” (modo de aproximação) antes de atingir o IAF. Isso capacita o aumento da sensitividade do CDI do equipamento de 5 mn para 1 mn para cada lado da linha central no momento apropriado. Se a aeronave estiver a mais de 30mn de distância do IAF, a sensitividade do indicador de desvio de curso (Course Deviation Indicator – CDI) não se modificará. Esse aumento ocorrerá quando a aeronave encontrar-se a uma distância do IAF igual ou inferior a 30mn e o “approach mode” estiver selecionado. Se o piloto esquecer de fazer a seleção antes de atingir o IAF, o equipamento proverá um aviso sonoro e/ou visual para lembrá-lo de fazer a seleção. Se, ainda assim, o piloto não fizer a seleção, o equipamento proverá um segundo e último alarme a aproximadamente 3mn do FAF. Se, mais uma vez, o piloto não selecionar o “approach mode”, o equipamento apresentará uma bandeira no display e a orientação de navegação GPS não será provida após passar o FAF. O modo como cada equipamento específico provê esses alarmes depende do fabricante e é explanado no suplemento do Manual de Voo.
Se a aeronave estiver a mais de 30mn de distância do IAF (Fixo de Aproximação Inicial), a sensitividade do indicador de desvio de curso (Course Deviation Indicator – CDI) não se modificará.
Subárea
Instrumentos de Voo