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grande reparo
Definição1
Significa um reparo: (1) que se feito inadequadamente pode afetar substancialmente peso, balanceamento, resistência estrutural, desempenho, operação do grupo moto-propulsor, características de voo ou qualquer outra característica ligada à aeronavegabilidade; ou (2) que não é feito usando práticas aceitáveis ou que não pode ser executado usando operações elementares.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: regulamentos brasileiros de aviação civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. [S.l.], 2008. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. IAC 3150: dados técnicos e registros utilizados para modificações e reparos. Rio de Janeiro, 2002. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/iac/IAC3150.pdf. Acesso em: 15 ago. 2011.
Fonte3
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Instrução Suplementar n. 135.21-001 Revisão A, de 16 de agosto de 2012. Instruções para a Elaboração do Manual Geral de Manutenção (MGM) – Táxis Aéreos Operando Exclusivamente Aeronaves com Configuração Máxima para Passageiros Igual ou Inferior a 9 (Nove) Assentos.
Nota adicional1
O MGM é uma ferramenta administrativa usada para controlar e dirigir as atividades do pessoal de manutenção. Ele deve definir todos os aspectos operacionais da manutenção, própria ou contratada. A complexidade do MGM poderá variar em função da complexidade das operações do táxi aéreo. Não obstante, ele deve abranger itens específicos de acordo com os RBHA/RBAC, podendo, ainda, incluir itens adicionais a critério do operador. Independentemente da situação, ele deve permitir que o pessoal envolvido com a manutenção assegure a todo momento as condições de aeronavegabilidade das aeronaves da frota. O MGM não pode contrariar nenhuma legislação nacional (ou legislação estrangeira afeta às operações da empresa realizadas no exterior, quando aplicável).
Contexto
4.2.2 REGISTROS DE GRANDES MODIFICAÇÕES E GRANDES REPAROS "RBHA 43.5(b) - Ninguém pode aprovar o retorno ao serviço de qualquer aeronave, célula, motor, hélice, rotor ou equipamento que tenha sofrido manutenção, manutenção preven- tiva, recondicionamento, modificação ou reparo a menos que um formulário de grande reparo, ou grande modificação ou reparo após acidente, aprovado pela autoridade competente ou por ela fornecido tenha sido adequadamente preenchido.’’
Deverão ser definidos procedimentos garantindo que após a execução de uma grande modificação ou de um grande reparo será preenchido o formulário SEGVOO 001, de acordo com a IS 43.9-001, com remessa da competente via à ANAC, antes da aprovação da aeronave para retorno ao serviço.
Subárea
Manutenção Aeronáutica
Related Term
modificação