<< grande modificação | grande reparo | granizo >>
Back to: "G"
grande reparo
- Definição1
- Significa um reparo: (1) que se feito inadequadamente pode afetar substancialmente peso, balanceamento, resistência estrutural, desempenho, operação do grupo moto-propulsor, características de voo ou qualquer outra característica ligada à aeronavegabilidade; ou (2) que não é feito usando práticas aceitáveis ou que não pode ser executado usando operações elementares.
- Fonte1
- AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: regulamentos brasileiros de aviação civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. [S.l.], 2008. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
- Fonte2
- BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. IAC 3150: dados técnicos e registros utilizados para modificações e reparos. Rio de Janeiro, 2002. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/iac/IAC3150.pdf. Acesso em: 15 ago. 2011.
- Fonte3
- AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Instrução Suplementar n. 135.21-001 Revisão A, de 16 de agosto de 2012. Instruções para a Elaboração do Manual Geral de Manutenção (MGM) – Táxis Aéreos Operando Exclusivamente Aeronaves com Configuração Máxima para Passageiros Igual ou Inferior a 9 (Nove) Assentos.
- Nota adicional1
- O MGM é uma ferramenta administrativa usada para controlar e dirigir as atividades do pessoal de manutenção. Ele deve definir todos os aspectos operacionais da manutenção, própria ou contratada. A complexidade do MGM poderá variar em função da complexidade das operações do táxi aéreo. Não obstante, ele deve abranger itens específicos de acordo com os RBHA/RBAC, podendo, ainda, incluir itens adicionais a critério do operador. Independentemente da situação, ele deve permitir que o pessoal envolvido com a manutenção assegure a todo momento as condições de aeronavegabilidade das aeronaves da frota. O MGM não pode contrariar nenhuma legislação nacional (ou legislação estrangeira afeta às operações da empresa realizadas no exterior, quando aplicável).
- Contexto
- 4.2.2 REGISTROS DE GRANDES MODIFICAÇÕES E GRANDES REPAROS "RBHA 43.5(b) - Ninguém pode aprovar o retorno ao serviço de qualquer aeronave, célula, motor, hélice, rotor ou equipamento que tenha sofrido manutenção, manutenção preven- tiva, recondicionamento, modificação ou reparo a menos que um formulário de grande reparo, ou grande modificação ou reparo após acidente, aprovado pela autoridade competente ou por ela fornecido tenha sido adequadamente preenchido.’’
- Deverão ser definidos procedimentos garantindo que após a execução de uma grande modificação ou de um grande reparo será preenchido o formulário SEGVOO 001, de acordo com a IS 43.9-001, com remessa da competente via à ANAC, antes da aprovação da aeronave para retorno ao serviço.
- Subárea
- Manutenção Aeronáutica
- Related Term
- modificação