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giroscópio
Definição1
É um dos componentes do sistema de navegação inercial (INS), em virtude de uma de suas principais características, que consiste em servir como referência de direção, uma vez que o giroscópio opõe-se a qualquer tentativa de mudar a sua direção original.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. CNS/ATM Glossário. Disponível em: . Acesso em: 23 mar. 2012.
Definição2
1 Todo corpo sólido que gira em torno de si mesmo com grande velocidade. O campo de forças centrífugas criadas pelo movimento giroscópico supera a intensidade de ação do campo de gravidade, originando-se desse fenômeno uma série de propriedades peculiares dos giroscópios pelas quais eles podem ser utilizados em mecanismos, como em certos instrumentos de vôo: horizonte artificial, girodirecional etc; 2 Um giroscópio consiste de um volante bem balanceado, universalmente montado e tendo três graus de liberdade ao redor de seu centro de gravidade que sempre permanece numa posição fixa. O giroscópio apresenta a característica de rigidez, isto é, enquanto o volante estiver girando a alta velocidade, tende a permanecer na mesma posição e mesmo plano de rotação, exceto por uma pequena quantidade de precessão; 3 Massa que gira em alta velocidade e é caracterizada por sua rigidez no espaço e resposta precessional a qualquer distúrbio provocado. São características do giroscópio: a) movimento da Terra: movimento azimutal relativo ao eixo de um giroscópio, devido à rotação da Terra e à rigidez do giroscópio e que é igual a: 15 x sen ângulo de latitude; b) inclinaçao: o ângulo entre a vertical verdadeira e o eixo do giroscópio em qualquer momento; c) precessão: movimento real do eixo do giroscópio devido à força aplicada a este eixo diretamente ou através do sistema de suspensão; d) rigidez: propriedade do giroscópio que assegura a manutenção da direção do seu eixo, fixa no espaço; e) efeito da velocidade: são os movimentos relativos, azimutais e verticais, associados com a velocidade e direção da aeronave sobre a Terra; f) tombo: parte da rotação de um giroscópio; g) erraticidade: a total mudança na direção do eixo de um giroscópio resultante das precessões aparentes e induzidas.
Fonte2
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. Manual do Comando da Aeronáutica: MCA 3-6: investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos. Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2019.
Fonte4
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. Manual do Comando da Aeronáutica: MCA 3-6: investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos. Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2019.
Contexto
O investigador deve ter em mente que uma força aplicada contra um giroscópio causa uma precessão de 90 graus na direção da força aplicada.
As indicações de arfagem e inclinação devem ser artificial e o indicador de curvas e viragens normalmente possuem giroscópio, determine que sejam checados em bancada.
Se o impacto é suficientemente severo para travar os balancins contra os giroscópios, a leitura direta do instrumento pode ser acurada. O investigador deve ter em mente que uma força aplicada contra um giroscópio causa uma precessão de 90 graus na direção da força aplicada. Isso ocorre antes da captura da informação final e pode gerar uma leitura totalmente errônea para o investigador. Em pequenas aeronaves, alguns desses instrumentos, quando sofrem a força de impacto, fazem com que sua face seja esmagada contra o giroscópio e podem deixar marcas de impacto que são consideradas confiáveis.
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Motores
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