( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z



Back to: "C"

controlador de radar
Sinônimos - Português
operador de radar
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Manual Brasileiro de Inspeção em Voo: MANINV-BRASIL. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: . Acesso em: 11 maio 2016.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Manual do Comando da Aeronáutica: MCA 63-15: proteção ao voo: manual de fatores humanos no gerenciamento da segurança operacional no SISCEAB. Aprovado pela Portaria DECEA n. 109/DGCEA, de 10 de setembro de 2012. Disponível em: . Acesso em: 11 maio 2016.
Nota adicional1
Quanto maior o nível de ruído no ambiente, maior a possibilidade de o estímulo não ser detectado. As evidências sugerem que 30 minutos é o tempo durante o qual um controlador de radar consegue assegurar máxima capacidade de vigilância (detecção de estímulos) e que este limite vai variar dependendo da hora do dia, da tarefa em si e do nível de experiência do operador.
Contexto
A menor altitude MSL em que uma aeronave em voo IFR poderá ser vetorada pelo controlador de radar, excetuando-se quando autorizada para aproximações por radar, saídas e aproximações perdidas. A altitude deverá estar dentro da tolerância quanto aos mínimos para se livrar todos os obstáculos em voo IFR. Poderá ser menor que a MEA publicada ao longo de uma aerovia ou segmento de rota de jato, além de ser utilizada para vetoração radar somente sob orientação do controlador se estiver sendo recebido um retorno radar confiável da aeronave que estiver sendo controlada. As cartas que mostram as altitudes mínimas de vetoração estão normalmente em poder do controlador e não dos pilotos.
Inglês
radar controller