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barra de virada
- Fonte1
- AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária. RBAC n. 154: projeto de aeródromos. Emenda 07. [Brasília, DF]: ANAC, 16 jun. 2021.
- Fonte2
- INTERNATIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION. Anexo 14: aeródromos: volume 1: projeto e operações de aeródromos. 8. ed. Tradução elaborada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). [Brasília, DF]: ANAC, 2018. 575 p. (Anexo 14).
- Nota adicional1
- A barra de virada indica ao piloto o ponto em que a aeronave deve começar a virar durante a manobra de entrada na posição de estacionamento ou saída dela. O uso dessa sinalização é indicado quando a aeronave acessa a posição ou sai dela por meios próprios, sem auxílios externos.
- Nota adicional2
- A barra de virada deve formar ângulo reto em relação à linha de entrada, do lado do piloto à esquerda, e ter, no mínimo, 6 metros de comprimento.
- Nota adicional3
- A distância entre a barra de virada e a linha de entrada ou saída deve ser determinada em função da aeronave crítica à qual a posição de estacionamento é destinada, de modo que sempre seja visível da posição do piloto, com distância mínima de 2 metros.
- Contexto
- Recomenda-se que uma barra de virada seja posicionada perpendicularmente à linha de entrada, perpendicular ao eixo longitudinal do avião na posição do piloto da esquerda, no ponto onde se inicia uma virada pretendida; ela deve ter extensão e largura iguais ou superiores a 6 m e 15 cm, respectivamente, e incluir uma ponta de seta para indicar a direção da curva.
- Subárea1
- Infraestrutura Aeroportuária
- Related Term
- linha de virada
- Inglês
- turn bar