( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z



Back to: "L"

luzes simples da zona de toque
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Regulamento Brasileiro de Aviação Civil: RBAC n. 154: projeto de aeródromos. Emenda 01. Brasília, 2012.
Fonte2
INTERNATIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION. Anexo 14: aeródromos: volume 1: projeto e operações de aeródromos. 8. ed. Tradução elaborada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). [Brasília, DF]: ANAC, 2018. 575 p. (Anexo 14).
Nota adicional1
O objetivo das luzes simples da zona de toque é fornecer aos pilotos uma consciência situacional melhorada em todas as condições de visibilidade e ajudar os pilotos a decidirem se iniciarão uma arremetida caso a aeronave não tenha pousado até um determinado ponto da pista de pouso e decolagem. É essencial que os pilotos que executam operações em aeródromos com luzes simples da zona de toque estejam familiarizados com o objetivo dessas luzes.
Nota adicional2
Como boa prática operacional, luzes simples da zona de toque são alimentadas por um circuito separado das outras luzes da pista de pouso e decolagem, de modo que possam ser usadas quando as outras luzes estiverem desligadas.
Contexto
O objetivo das luzes de zona de toque simples é fornecer aos pilotos uma consciência situacional melhorada, em todas as condições de visibilidade, e ajudar a possibilitar os pilotos decidirem sobre iniciar uma arremetida, caso a aeronave não tenha pousado até um determinado ponto da pista. É essencial que os pilotos que operam em aeródromos com luzes simples da zona de toque estejam familiarizados com o objetivo destas luzes.
Subárea1
Infraestrutura Aeroportuária
Related Term
luzes de zona de toque de pista
Inglês
simple touchdown zone lights