<< não-polar | nariz da aeronave | navegação aérea >>
Back to: "N"
nariz da aeronave
- Fonte1
- AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Instrução Suplementar n. 141-007 Revisão A, de 15 de junho de 2020. Aprovada pela Portaria n. 1.529/SPO, de 12 de junho de 2020. Programa de instrução e manual de instruções e procedimentos.
- Fonte2
- BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. Manual do Comando da Aeronáutica: MCA 3-6: investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos. Rio de Janeiro, 2011.
- Contexto
- Para a manutenção da altitude da aeronave, o piloto deve controlar a tração e a atitude da aeronave. A tração é comandada pelo manete de potência e, se for o caso, pelo manete de passo. O regime de potência depende da fase e da altitude do voo e pode ser estabelecido pelo manual da aeronave, pelo instrutor de voo ou pelo guia de manobra do CIAC. Por sua vez, a atitude é a distância do nariz da aeronave em relação ao horizonte.
- Erros comuns: não diminuir de imediato o ângulo de ataque da aeronave; tentar não perder altitude, segurando o nariz da aeronave; e não aplicar pedal para compensar o torque da aeronave ao aplicar motor.
- No caso do Combined Recorder, é recomendado que os dois gravadores estejam instalados separadamente na aeronave, ou seja, um na cauda e um outro nariz da aeronave. Embora o nariz da aeronave seja uma área de mais hostilidade em termos de destruição em caso de impacto, ele também representa uma distância mais curta para os microfones do cockpit, e assim, melhora a possibilidade de captação acústica final (milissegundos) que pode ser crucial para uma investigação.
- Subárea1
- Estrutura da Aeronave
- Inglês
- aircraft nose