( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z



Back to: "P"

ponto de visada
Definição1
Popularmente conhecida como “marca de 1000” ou “aiming point”, o ponto de visada é sinalizado na pista por um par de retângulos maiores do que as marcações de zona de toque, como mostrado na figura 1(a). Sua localização depende da LDA. Para pistas com LDA entre 1200 e 2400, o ponto de visada deve estar a 300 metros da cabeceira; para pistas com LDA igual ou maior que 2400 metros, 400 metros. O ponto de visada é o ponto a ser utilizado como “alvo" ou referência para a aproximação final.
Fonte1
GRUPO BRASILEIRO DE SEGURANÇA OPERACIONAL DA AVIAÇÃO COMERCIAL. Precisamos conversar sobre ponto de toque. Runway Excursion – BI 02 – Revisão 1 – Outubro de 2021. Acesso em: 30 outubro 2024.
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Superintendência de Pessoal da Aviação Civil. IS n. 00-002: padrões para a realização de exames de proficiência de pilotos. Rev. G. [Brasília, DF]: ANAC, 26 jul. 2021.
Contexto
Pousar o avião a) identificar e manter um ponto de visada na pista para o pouso; b) transicionar entre a aproximação final e o toque de maneira controlada e suave, incluindo:   i. controlar a flutuação durante o arredondamento (flare); ii. tocar a pista a uma razão de descida controlada e suave, dentro dos limites de tolerância do Apêndice C em relação ao ponto de toque designado; iii. controlar a aeronave de modo a evitar um “pouso quicado” (bounced landing); iv. tocar dentro dos limites de tolerância do Apêndice C em relação à linha central da pista.
Subárea1
Infraestrutura Aeroportuária
Related Term
sinalização horizontal de ponto de visada
Inglês
aiming point