( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z



Back to: "D"

dado de segurança operacional
Definição1
Conjunto definido de fatos ou conjunto definido de índices da segurança operacional provenientes de várias fontes relacionadas à aviação, usado para manter ou aprimorar a segurança operacional.
Fonte1
ORGANIZAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL INTERNACIONAL. Anexo 19: gestão da segurança operacional. Tradução elaborada pela Agência Nacional de Aviação Civil. 2. ed. Emenda 1. 2016.
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Instrução Suplementar n. 121-003 Revisão A, de 16 de janeiro de 2018. Procedimentos para a elaboração dos procedimentos operacionais padronizados (SOP) de operadores certificados sob o RBAC n. 121. Disponível em: < https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/iac-e-is/is/is-121-003/@@display-file/arquivo_norma/IS121-003A.pdf >. Acesso em: 07 ago. 2020.
Nota adicional1
Tais dados de segurança operacional são provenientes de atividades proativas e reativas relacio¬nadas à aviação, incluindo, mas não limitado a: a) investigações de acidentes e incidentes; b) relatórios de segurança operacional; c) relatórios de aeronavegabilidade continuada; d) monitoramento do desempenho operacional; e) inspeções, auditorias, pesquisas; ou f) estudos e análises sobre a segurança operacional.
Contexto
Dados de segurança operacional (incluindo acidentes, incidentes, LOSA, FOQA, e dados do SGSO) têm mostrado que a confusão de modo de piloto automático é uma vulnerabilidade potencial em operações de voo e merece atenção especial durante as tarefas de monitoramento. Os pilotos devem ser capazes de demonstrar o conhecimento e a habilidade necessários para corretamente selecionar, interpretar e antecipar os modos normais de piloto automático, bem como ser capazes de demonstrar ações corretivas apropriadas para modos inadequados ou inesperados.
Inglês
safety data