<< pressão ao nível do mar | pressão atmosférica | pressão de admissão >>
Back to: "P"
pressão atmosférica
- Definição1
- A pressão sobre algum ponto causada pelo peso dos gases atmosféricos situados acima do mesmo ponto.
- Fonte1
- CAMPOS, M. C.; PAIVA, P. T.; PRICEVICIUS, T.; VARANDA, T. V. C. Glossário de aviação. São Paulo: Núcleo de Estudos de Tradução, 2002.
- Fonte2
- AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. Guia do passageiro: tudo o que você precisa saber para fazer uma boa viagem. Brasília, 2014. Disponível em: http://www.infraero.gov.br/images/stories/guia/2014/guiapassageiro2014_portugues.pdf Acesso em: 06 ago. 2014.
- Contexto
- Por que ocorre a turbulência nos voos? Turbulência é um fenômeno atmosférico que faz o avião balançar e variar levemente a altitude, sendo mais comum quando se ultrapassa uma camada de nuvens. Mas pode ocorrer também com céu limpo. Pode ser causada por correntes térmicas ou convectivas, diferenças no relevo, variação na velocidade do vento ao longo de uma zona frontal ou alterações na temperatura e pressão atmosférica. Os aviões podem evitar zonas de turbulência com o uso de radares meteorológicos, que indicam as nuvens mais densas. As aeronaves são concebidas para suportar raios e relâmpagos. Quando um raio atinge um vião, passa por sua fuselagem sem comprometer a segurança de voo. Durante a viagem, permaneça sentado e com os cintos afivelados, principalmente quando for dado o aviso no avião (avisos luminosos sobre as poltronas e/ou comunicado pela tripulação). Se estiver no sanitário ou corredor do avião, retorne imediatamente ao seu assento. Durante turbulência, o serviço de bordo também é interrompido.
- Inglês
- atmospheric pressure