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aproximação circular
Definição1
Trajetória de voo indicada na carta de aproximação a ser realizada em condições visuais a fim de permitir que o piloto realize o pouso da aeronave na cabeceira oposta àquela na qual foi executado o procedimento de aproximação por instrumentos, para ser cumprida no caso de se atingir contato visual com a pista de pouso, em altitude indicada na própria ilustração da carta de aproximação.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Regulamento Brasileiro de Aviação Civil: RBAC n. 121: requisitos operacionais: operações domésticas, de bandeira e suplementares. Brasília, 2010.
Nota adicional1
A altura de liberação de obstáculos (OCH), para uma aproximação para circular, será sempre estabelecida em relação à elevação do aeródromo.
Nota adicional2
Este tipo de aproximação é muito comum quando existem procedimentos de aproximação publicados somente para uma das cabeceiras da pista, normalmente por existência de obstáculos na outra, fazendo com que as aproximações para a pista restrita só possam ser realizadas em condições visuais. O procedimento exige que o piloto se mantenha dentro de uma área de aproximação circular, medida em milhas náuticas, a qual varia de acordo com a categoria da aeronave, que é classificada pela velocidade de aproximação.
Nota adicional3
A manobra de aproximação circular é considerada mais arriscada do que as realizadas em uma aproximação padrão, por ser executada a baixa altitude, com obrigação de manter a aeronave afastada de obstáculos, com manutenção do avião em baixa velocidade e exigência de uma trajetória circular da aeronave, o que muitas vezes impede a visualização de referências adequadas, notadamente à noite. Atualmente, esta manobra é proibida em vários países do mundo. Pode ser considerada em várias aproximações nas quais o piloto tenha que realizar curvas acima de 90 graus para acessar a cabeceira da pista para pouso. Há, inclusive, manobras nas quais o piloto sobrevoa a pista em sentido perpendicular, iniciando uma curva constante até o alinhamento com o segmento final de aproximação para a cabeceira que se pretende pousar.
Contexto
A aproximação circular deve permitir que o piloto esteja em condições de referências visuais na altitude mínima prevista e no máximo a 90º com o eixo de aproximação para pouso.
Subárea1
Pilotagem
Inglês
circling approach