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colisão com o solo em voo controlado
Definição1
Colisão durante o voo ou quase-colisão com terreno, água ou obstáculo, durante voo controlado.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. Gerência-Geral de Análise e Pesquisa da Segurança Operacional. Relatório anual de segurança operacional. Brasília, 2009. 60 p.
Definição2
O CFIT é o acidente aeronáutico que ocorre quando uma aeronave, mesmo tendo seus equipamentos e sistemas funcionando bem e estando sob o controle de um piloto, colide com o solo, água ou obstáculo.
Fonte2
PROATIVO SERIPA I: periódico de segurança de voo. Belém: CENIPA, n. 32, jan. 2015.
Definição3
O CFIT poderá ocorrer em condições IMC ou VMC.
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. DCA 351-2: concepção operacional ATM nacional. Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/view.cfm?id=2444. Acesso em: 12 set. 2011.
Fonte4
PROATIVO SERIPA I: periódico de segurança de voo. Belém: CENIPA, n. 32, jan. 2015.
Nota adicional1
Sigla em inglês: CFIT.
Nota adicional2
O principal fator contribuinte na colisão com o solo em voo controlado está associado a problemas relativos ao fator humano, podendo ser desde uma incorreta programação ou leitura dos sistemas, passando por um desconhecimento do terreno e seu relevo, até uma completa desorientação espacial.
Nota adicional3
Menos conhecido que o CFIT, mas tão ou mais importante, é o CFTT - Controlled Flight Towards Terrain que consiste na ocorrência em que uma aeronave, em condições de voo totalmente controlado, voa em direção ao terreno, água ou obstáculo, sem que a colisão ocorra. É o incidente em que o CFIT foi evitado. Sua importância está diretamente relacionada à prevenção, porém a maioria desses eventos não são reportados.
Nota adicional4
Aspectos frequentes na formação das ocorrências do tipo CFIT/CFTT: Perda de consciência situacional; Competência da tripulação; Excesso de confiança na automação; Inobservância deliberada dos mínimos; Deficiente gerenciamento de recursos de tripulação (CRM).
Contexto
5.2.2 Os principais benefícios da PBN são os seguintes:   a) aumento da segurança do espaço aéreo, por meio da implantação de procedimentos com descida contínua e estabilizada, com guia vertical, possibilitando uma redução significativa dos eventos de colisão com o solo, em voo controlado (CFIT); (...)
O principal fator contribuinte na colisão com o solo em voo controlado está associado à problemas associados ao fator humano, podendo ser desde uma incorreta programação ou leitura dos sistemas, passando por um desconhecimento do terreno e seu relevo, até uma completa desorientação espacial.
Subárea
Pilotagem Fatores Humanos
French
impact sans perte de contrôle