( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z



Back to: "S"

sistema de propulsão
Definição1
O sistema de propulsão do avião inclui cada componente que seja necessário para propulsão, componentes que afetam o controle das unidades principais de propulsão e componentes que afetam a segurança da operação das unidades principais de propulsão. (EMD. 02/99)
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. IAC 3501: operações de alcance prolongado com aviões bimotores (ETOPS). Rio de Janeiro, 1999. (Emenda 01-0299). Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/iac/IAC3501.pdf. Acesso em: 15 ago. 2011
Definição2
Sistema principal de um míssil ou outro veículo, que inclui os motores, tanques de reforço e todo o equipamento associado necessário para garantir a desejada operação do motor no solo e em voo, e para dar o necessário empuxo a fim de propelir o veículo através de todas as fases do voo impulsionado.
Fonte2
DUTRA, Luiz Costa e Silva. Glossário aerotécnico: inglês-português. São Paulo: Traço, 1979. 469 p.
Fonte3
EMBRAER. Technical dictionary english-portuguese. [São José dos Campos], 2001.
Fonte4
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (BRASIL). Regulamento Brasileiro de Aviação Civil: RBAC n. 121: requisitos operacionais: operações domésticas, de bandeira e suplementares. Brasília, 2010. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/RBAC121EMD00CONS2010NOV.PDF. Acesso em: 06 mai. 2016.
Contexto
Para instalações de INS que não possuam memória ou outros meios de alinhamento em voo, uma fonte separada de energia elétrica (independente do sistema de propulsão principal) deve ser disponível e deve ser capaz de suprir energia suficiente por, pelo menos, 5 minutos (como demonstrado por análise ou por ensaio em voo) para manter o INS em sua total capacidade, até ser restaurada a energia normal do avião.
Subárea
Motores
French
système de propulsion