( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z



Back to: "V"

velocidade de cruzeiro
Definição1
Velocidade do avião com o motor funcionando no regime mais apropriado, isto é, desenvolvendo o máximo do seu rendimento. É a velocidade V2 não superior a 90% da velocidade nivelada de projeto.
Fonte1
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. Instrução de Aviação Civil: IAC 061-1004: qualificação e aprovação de dispositivos de treinamento de vôo baseados em computadores pessoais (PCATD). Rio de Janeiro, 2004.
Fonte3
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Superintendência de Padrões Operacionais. Portaria n. 9615 / SPO, de 26 de outubro de 2022. Aprova o Compêndio de Elementos de Fiscalização-CEF do RBAC n. 43 Emenda 05, Revisão 02. Boletim de Pessoal e Serviço (ANAC), 31 out. – 04 nov. 2022. V.17, n.44.
Contexto
Os parâmetros de desempenho da aeronave (velocidade máxima, velocidade de cruzeiro, velocidade de estol, razão de subida máxima) devem ser comparáveis aos da aeronave ou família de aeronaves simulada.
Operação Prolongada (Extended Operations - ETOPS) significa uma operação de voo com avião na qual uma parte do voo é operada além de um limite de tempo identificado no RBAC 121 ou 135 de um aeródromo adequado, com base em uma velocidade de cruzeiro com um motor inoperante aprovada, sob condições atmosféricas padrão e ar calmo.
Subárea
Navegação Aérea
French
vitesse de croisière