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sinalização vertical de destino
Fonte1
INTERNATIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION. Anexo 14: aeródromos: volume 1: projeto e operações de aeródromos. 8. ed. Tradução elaborada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). [Brasília, DF]: ANAC, 2018. 575 p. (Anexo 14).
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVI (Brasil). Instrução Suplementar n. 153-109 Revisão A, de 06 de agosto de 2015. Sistema de orientação e controle da movimentação no solo (SOCMS).
Contexto
Recomenda-se que, onde for necessário, uma sinalização vertical de destino seja disposta para indicar a direção para um destino específico no aeródromo, tal como a área de carga, aviação geral etc.
Em muitos aeroportos de grande porte, o táxi é um processo dinâmico, dependente de muitas variáveis, incluindo a ocorrência de obras e a identificação de qual pista de pouso e decolagem está ativa. Nesses casos, a sinalização vertical de destino pode prover informação que venha a conflitar com comandos da TWR. Assim, o uso de sinalização vertical de destino nesses aeroportos é recomendável somente no caso de localizações remotas e/ou onde as sinalizações verticais de informação de localização e direção não oferecerem orientação suficiente para o piloto chegar ao destino desejado.
Subárea
Infraestrutura Aeroportuária
French
panneau de destination