( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z



Back to: "S"

sistema de gerenciamento de tráfego aéreo
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Instrução do Comando da Aeronáutica: ICA 100-32: procedimentos operacionais e orientações de treinamento para pilotos e controlador de tráfego aéreo com relação ao Sistema de Anticolisão de Bordo (ACAS). Rio de Janeiro, 2008.
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Instrução Suplementar n. 21-002 Revisão A, de 04 de outubro de 2012. Emissão de certificado de autorização de voo experimental para veículos aéreos não tripulados.
Contexto
O ACAS aumenta a segurança do público viajante por assegurar que as tripulações de voo recebam uma advertência oportuna da presença de outra aeronave nas imediações que poderia apresentar uma ameaça. Esses sistemas não são um substituto para o Controle de Tráfego Aéreo ou da boa navegação do piloto. Não obstante, nenhum sistema de tráfego aéreo é infalível, assim, o ACAS fornece uma linha importante de proteção contra uma contingência do sistema de gerenciamento de tráfego aéreo, atuando como último recurso do sistema de segurança em qualquer espaço aéreo.
Caso determinado pela autoridade competente, em função da classe de espaço aéreo e/ou do tipo de operação, o piloto deve estar apto a comunicar via voz ou enlace de dados com o controle de tráfego aéreo e atender suas instruções. A atuação do “Piloto em Comando da RPA” é essencial para a operação segura da aeronave conforme ela interage com outras aeronaves e com o sistema de gerenciamento de tráfego aéreo.
Subárea
Tráfego Aéreo
Related Term
gerenciamento de tráfego aéreo
French
système de gestion de la circulation aérienne