( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z



Back to: "V"

vigilância
Definição1
Atividades do Estado por meio das quais verifica, de forma proativa, realizando inspeções e audito¬rias, que os portadores de licenças, certificados, autorizações e aprovações continuam a cumprir os requisitos estabelecidos e que funcionam dentro do nível de competência e segurança operacional exigidos pelo Estado.
Fonte1
ORGANIZAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL INTERNACIONAL. Anexo 19: gestão da segurança operacional. Tradução elaborada pela Agência Nacional de Aviação Civil. 2. ed. Emenda 1. 2016.
Definição2
Ato de permanecer sobre determinado lugar ou zona com o fim de, durante certo tempo, registrar os eventos que se sucedem. Os diversos tipos de vigilância são: de barreira idependente fixa, em cadeia, em barreira descoberta.
Fonte2
ANTAS, Luiz Mendes. Dicionário de termos técnicos. 3. ed. São Paulo: Traço, 1980. 948 p. (Coleção Aeroespacial; t. 2.)
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Instrução do Comando da Aeronáutica: ICA 100-37: serviços de tráfego aéreo. Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: . Acesso em: 06 ago. 2014.
Contexto
Atenção deve ser dada ao fato de que, em certas circunstâncias, a área onde predominam as condições meteorológicas adversas pode não aparecer na tela de vigilância.
French
surveillance