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giroscópio
Definição1
É um dos componentes do sistema de navegação inercial (INS), em virtude de uma de suas principais características, que consiste em servir como referência de direção, uma vez que o giroscópio opõe-se a qualquer tentativa de mudar a sua direção original.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. CNS/ATM Glossário. Disponível em: . Acesso em: 23 mar. 2012.
Definição2
1 Todo corpo sólido que gira em torno de si mesmo com grande velocidade. O campo de forças centrífugas criadas pelo movimento giroscópico supera a intensidade de ação do campo de gravidade, originando-se desse fenômeno uma série de propriedades peculiares dos giroscópios pelas quais eles podem ser utilizados em mecanismos, como em certos instrumentos de vôo: horizonte artificial, girodirecional etc; 2 Um giroscópio consiste de um volante bem balanceado, universalmente montado e tendo três graus de liberdade ao redor de seu centro de gravidade que sempre permanece numa posição fixa. O giroscópio apresenta a característica de rigidez, isto é, enquanto o volante estiver girando a alta velocidade, tende a permanecer na mesma posição e mesmo plano de rotação, exceto por uma pequena quantidade de precessão; 3 Massa que gira em alta velocidade e é caracterizada por sua rigidez no espaço e resposta precessional a qualquer distúrbio provocado. São características do giroscópio: a) movimento da Terra: movimento azimutal relativo ao eixo de um giroscópio, devido à rotação da Terra e à rigidez do giroscópio e que é igual a: 15 x sen ângulo de latitude; b) inclinaçao: o ângulo entre a vertical verdadeira e o eixo do giroscópio em qualquer momento; c) precessão: movimento real do eixo do giroscópio devido à força aplicada a este eixo diretamente ou através do sistema de suspensão; d) rigidez: propriedade do giroscópio que assegura a manutenção da direção do seu eixo, fixa no espaço; e) efeito da velocidade: são os movimentos relativos, azimutais e verticais, associados com a velocidade e direção da aeronave sobre a Terra; f) tombo: parte da rotação de um giroscópio; g) erraticidade: a total mudança na direção do eixo de um giroscópio resultante das precessões aparentes e induzidas.
Fonte2
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. Manual do Comando da Aeronáutica: MCA 3-6: investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos. Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2019.
Contexto
O investigador deve ter em mente que uma força aplicada contra um giroscópio causa uma precessão de 90 graus na direção da força aplicada.
French
gyroscope