( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z



Back to: "E"

estol
Definição1
(1) Condição de um aerofólio ou avião em que ele se encontra operando num ângulo de ataque maior que aquele de máxima sustentação. É uma perda da velocidade de voo, e em muitos casos, perda temporária da sustentação e do controle da aeronave. (2) Situação na qual a asa perde completamente a sustentação útil, isto é, pela sua posição, os filetes de ar entram em turbulência reduzindo o valor total da sustentação e provocando a queda brusca do avião no espaço.
Fonte1
ANTAS, Luiz Mendes. Dicionário de termos técnicos. 3. ed. São Paulo: Traço, 1980. 948 p. (Coleção Aeroespacial; t. 2.)
Definição2
a) Colocar a aeronave na condição de voo em que a asa e/ou outras superfícies sustentadoras estão estoladas; b) atingir tal condição
Fonte2
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto ABNT 08;020.30-009-1: aeronáutica e espaço – vocabulário – parte 1 – aeronaves. Rio de Janeiro, 2011.
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. IAC 061-1003: verificação de perícia para concessão de licenças e habilitações. Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/iac/IAC061_1003.pdf. Acesso em: 15 ago. 2011.
Nota adicional1
Um estol completo em voo normal deve ser evitado todo o tempo, mas algumas vezes ele ocorre não intencionalmente por causa da pilotagem inexperiente; e mesmo acontece com muitos pilotos experimentados.
Contexto
O comandante atuou puxando para trás a manete do motor - mas a do motor em funcionamento, o nº1 - cerca de 50 segundos após o motor nº2 ter falhado, fazendo com que a aeronave ficasse próxima de um estol, que acarretaria a perda de sustentação em voo.
OBSERVAÇÕES: a) o termo aceleração, aplicado ao estol, nada tem a ver com a rapidez com a qual o estol é produzido. Trata-se de um tipo de estol que ocorre a velocidades mais altas que a dos estóis normais. Isto ocorre porque o ângulo de ataque é aumentado por um fator de peso adicional ou celeração, resultante de uma curva com maior inclinação ou uma cabragem brusca;
Subárea
Pilotagem
Related Term
estol acelerado
estol de pá
recuperação de estol
French
calage
Imagem

 A Schweizer SGS 1-36 being used for deep stall research by NASA over the Mojave Desert in 1983.

A Schweizer SGS 1-36 being used for deep stall research by NASA over the Mojave Desert in 1983.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Schweizer_1-36_NASA.jpg

 The deep stall affects aircraft with a T-tail configuration.

The deep stall affects aircraft with a T-tail configuration.

Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/7e/Deep_stall.svg/300px-Deep_stall.svg.png