( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


<< altocumulus | altostratus | altura >>

Back to: "A"

altostratus
Definição1
Nuvem de altura média basicamente composta de gotículas de água e, às vezes, de cristais de gelo encontrada nas latitudes médias entre 15 e e 20 mil pés de altitude, ou seja, 4.400 e 6 mil metros. Do branco ao cinzento, as nuvens do tipo altostratos podem criar um véu ou lençol fibroso, muitas vezes, obscurecendo o Sol ou a Lua. É um bom indicador de chuvas e, freqüentemente, precede uma tempestade.
Fonte1
INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (BRASIL). Glossário meteorológico. Disponível em: http://www.cptec.inpe.br/glossario.shtml#39 Acesso em: 22 jan. 2018.
Definição2
Nuvens que se apresentam como véu fibroso ou estriado, de cor mais ou menos acinzentada ou azulada. Assemelham-se aos cirrostratus espessos mas não apresentam o fenômeno do halo, e encobrem o sol e a lua que só são vistos de maneira vaga, como que através de um vidro fosco. Algumas vezes são delgadas, oferecendo todas as transições com os cirrostratus; outras vezes são espessas e escuras, chegando mesmo a encobrir completamente o sol e a lua. Neste caso, muitas vezes apresentam zonas bastante claras e zonas bastante escuras, mas não se percebe nenhum relevo notável na sua superfície, podendo-se observar quase sempre a estrutura fibrosa ou estriada. Sua altitude varia entre 2000 e 3000 m.
Fonte2
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1
Nota adicional1
Sigla em inglês: AS ou As.
Subárea
Meteorologia Aeronáutica
French
altostratus