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nacela do motor
Definição1
Conjunto do motor, caixa redutora e cubo da hélice (no caso de motores do tipo turboprop), reverso e capotagens que envolvem o motor e o protegem e, ao mesmo tempo, otimizam o efeito aerodinâmico do escoamento em seu redor. Todo esse conjunto (e a hélice nos turboprop) constitui o sistema de propulsão.
Fonte1
CAMPOS, M. C.; PAIVA, P. T.; PRICEVICIUS, T.; VARANDA, T. V. C. Glossário de aviação. São Paulo: Núcleo de Estudos de Tradução, 2002.
Definição2
1 Estrutura dentro ou suspensa do casco ou invólucro de um dirigível, usada para o transporte de pessoal aeronavegante, passageiros, meio de propulsão, carga, equipamento etc; 2 Cobertura que é fixada à asa com o fim de carenar um objeto que é maior que os limites do perfil do aerofólio; este último em geral é o grupo motopropulsor; 3 Em alguns projetos onde a fuselagem não suporta a unidade da cauda e onde a fuselagem meramente serve como um alojamento da tripulação, passageiros ou carga, ela é denominada nacela; 4 Espaço reservado para alojar qualquer conjunto. O local onde se aloja o piloto pode ser denominado nacela do piloto, assim como o local que aloja o motor pode ser denominado nacela do motor.
Fonte2
ANTAS, Luiz Mendes. Dicionário de termos técnicos. 3. ed. São Paulo: Traço, 1980. 948 p. (Coleção Aeroespacial; t. 2.)
Definição3
(1) Cobertura que é fixada à asa com o fim de carenar um objeto que é maior que os limites do perfil do aerofólio; este último em geral é o grupo motopropulsor; (2) Espaço reservado para alojar qualquer conjunto. O local onde se aloja o piloto pode ser denominado nacela do piloto, assim como o local que aloja o motor pode ser denominado nacela do motor. (3) Em alguns projetos onde a fuselagem não suporta a unidade da cauda e onde a fuselagem meramente serve como um alojamento da tripulação, passageiros ou carga, ela é denominada nacela.
Fonte3
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Fonte4
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Regulamento Brasileiro da Aviação Civil: RBAC n. 135: requisitos operacionais: operações complementares e por demanda. Emenda n.01. 31 jan. 2013. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbac/RBAC135EMD03.pdf. Acesso em: 06 mai. 2016.
Contexto
Proteção contra fogo. Capota e revestimento da nacele do motor. Para aviões com motores convencionais, a capota do motor deve ser projetada e construída de modo que nenhum incêndio originado no compartimento do motor possa entrar, seja através de aberturas seja por invasão, em outras áreas onde possa criar riscos adicionais.
Subárea
Motores
French
compartiment moteur
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