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potência de decolagem
Definição1
(1) Referindo-se a motores convencionais, a potência disponível no eixo desenvolvida em atmosfera padrão ao nível do mar, na rotação e pressão de admissão aprovadas para decolagem normal, e limitada em uso contínuo ao período de tempo constante na especificação técnica aprovada para o motor; e (2) Referindo-se a motores a turbina, significa a potência disponível no eixo desenvolvida estaticamente em altitudes e temperaturas específicas, na máxima velocidade de rotação do eixo e na máxima temperatura de gases aprovadas para decolagem normal, e limitada em uso contínuo ao período de tempo constante na especificação técnica aprovada para o motor.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: regulamentos brasileiros de aviação civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. [S.l.], 2008. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. Junta Recursal. Decisão. Auto de infração n. 631.200/12-4. Interessado: Transporte Aéreos Portugueses. ISR-Passageiro: ROBA02SSV00171-02/08 João Manoel de Souza Sandoval. Relator: Sérgio Luís Pereira Santos. Rio de Janeiro, 01 de março de 2008. Disponível em: . Acesso em: 06 maio 2016.
Contexto
Os freios devem ser capazes de evitar que as rodas rolem em uma pista pavimentada com potência de decolagem no motor crítico, mas não é necessário que evite o movimento do avião com as rodas travadas.
Subárea
Motores
Related Term
corrida de decolagem
decolagem
French
puissance au décollage