( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


<< aeronave receptora (2) | aeronave remotamente pilotada | aeronave single pilot >>

Back to: "A"

aeronave remotamente pilotada
Definição1
É aquela em que o piloto não está a bordo, mas controla aeronave remotamente por meio de uma interface (computador, simulador, dispositivo digital, controle remoto, etc). Diferente de outra subcategoria de VANT, a chamada "Aeronave Autônoma", que uma vez programada, não permite intervenção externa durante o voo e que no Brasil tem seu uso proibido. A chamada RPA, enfim, é a terminologia correta quando nos referimos a aeronaves remotamente pilotadas de caráter não-recreativo.
Fonte1
HIPARC GEOTECNOLOGIA. Alerta de segurança operacional ASO-05-2015-Pag 1; 08-JUN-15.
Definição2
Aeronave não tripulada, pilotada a partir de uma estação remota de pilotagem.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. AIC-N 21/10: veículos aéreos não tripulados. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3499. Acesso em: 15 maio 2014.
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. DCA 63-4: proteção ao voo – diretriz para implementação dos comitês regionais responsáveis pelos assuntos relacionados aos sistemas de aeronaves remotamente pilotadas (RPAS). Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3887. Acesso em: 15 maio 2014.
Fonte4
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-4: regras e procedimentos especiais de tráfego aéreo para helicópteros. Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=2553. Acesso em: 16 ago. 2011.
Nota adicional1
Sigla em Inglês: RPA.
Nota adicional2
O controle desse tipo de aeronave pode ser exercido diretamente por um piloto localizado em uma estação remota de pilotagem-ERP (aeronave remotamente pilotada) ou indiretamente através de programação (aeronave autônoma).
Contexto
Link entre a Aeronave Remotamente Pilotada e a Estação de Pilotagem Remota para o manejo do voo. O link de controle deve viabilizar o controle da pilotagem e poderá incluir a telemetria necessária para prover o status do voo ao piloto remoto.
Uma Aeronave Remotamente Pilotada somente poderá acessar o espaço Aéreo Brasileiro, após a emissão, por parte do Órgão Regional do DECEA , responsável pelo espaço aéreo onde ocorrerá o voo, de uma autorização especial, em consonância com o Artigo 8 da Convenção de Chicago.
Subárea
Aeronaves
Related Term
estação remota de pilotagem
piloto remoto
sistema de aeronave remotamente pilotada
Broader Term
aeronave não tripulada
French
aéronef télépiloté
Imagem

 Aeronave remotamente pilotada.

Aeronave remotamente pilotada.

Fonte: HIPARC GEOTECNOLOGIA. Alerta de segurança operacional ASO-05-2015-Pag 1; 08-JUN-15.