<< percurso de decolagem disponível - heliportos | perda de controle em voo | perda de eficiência do rotor de cauda >>
Back to: "P"
perda de controle em voo
- Fonte1
- AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Instrução Suplementar n. 141-007 Revisão A, de 15 de junho de 2020. Aprovada pela Portaria n. 1.529/SPO, de 12 de junho de 2020. Programa de instrução e manual de instruções e procedimentos.
- Fonte2
- AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Regulamento Brasileiro de Aviação Civil: RBAC n. 61: licenças, habilitações e certificados para pilotos. Emenda 08. Brasília, 2018.
- Fonte3
- AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. Gerência-Geral de Análise e Pesquisa da Segurança Operacional. Relatório anual de segurança operacional. Brasília, 2009. 60 p.
- Nota adicional1
- Sigla em inglês: LOC-I.
- Contexto
- Reconhecer uma atitude anormal (em arfagem, rolamento ou velocidade) e proceder a recuperação para a condição de voo normal com referência apenas nos instrumentos do painel da aeronave (sem referências visuais externas).
- Manobras básicas de voo e recuperação de atitude anormal por referência somente dos instrumentos básicos de voo;
- Desagregando os dados referentes a acidentes fatais na Aviação Geral ao redor do mundo com aeronaves com peso máximo de decolagem igual ou acima de 2.250 kg pode-se concluir que a categoria LOC-I (Loss of Control in Flight), após a categoria Outros (que engloba amplo espectro de acidentes), é a que apresenta maior número de ocorrências.
- Subárea
- Segurança da Aviação/Operacional
- French
- perte de contrôle