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sinalizações verticais de instrução obrigatória
- Fonte1
- AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVI (Brasil). Instrução Suplementar n. 153-109 Revisão A, de 06 de agosto de 2015. Sistema de orientação e controle da movimentação no solo (SOCMS).
- Fonte2
- AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Regulamento Brasileiro de Aviação Civil: RBAC n. 154: projeto de aeródromos. Emenda 06. Brasília, 2019.
- Nota adicional1
- As sinalizações de instrução obrigatória objetivam identificar um local além do qual uma aeronave em táxi ou um veículo não devem prosseguir, a menos que autorizado pela torre de controle do aeródromo, se existente, ou quando esta não existir ou estiver temporariamente inoperante, após o piloto da aeronave ou o condutor do veículo ter executado as devidas transmissões de rádio e confirmado que a pista e as áreas de aproximação estão livres de tráfego conflitante.
- Nota adicional2
- Sinalizações verticais de instrução obrigatória devem ser dispostas nos casos de: (A) pistas de aproximação de precisão; (B) pistas de aproximação de não-precisão; e (C) pistas destinadas a uso noturno.
- Nota adicional3
- Sinalizações verticais de instrução obrigatória devem incluir sinalizações verticais de designação de pistas de pouso e decolagem, sinalizações verticais de posição de espera para Categorias I, II ou III, sinalizações verticais de posição de espera de pista de pouso e decolagem, sinalizações verticais de posição de espera em via de serviço e sinalizações verticais de entrada proibida (“NO ENTRY”).
- Nota adicional4
- É recomendável que as placas de sinalizações verticais de instrução obrigatória sejam iluminadas quando as luzes da pista de pouso e decolagem associada estiverem ligadas. É recomendável que as placas de sinalizações verticais de informação também estejam iluminadas sempre que as luzes das pistas de táxi associadas estiverem ligadas. De acordo com o RBAC 154, as sinalizações verticais devem ser iluminadas quando destinadas ao uso: a) em condições de alcance visual de pista com valores inferiores a 800 m; b) durante a noite, em associação a pistas de operação por instrumento; ou c) durante a noite, em associação com pista para operação visual onde o número de código for 3 ou 4.
- Subárea1
- Infraestrutura Aeroportuária
- Related Term
- sinalização vertical de entrada proibida
- Inglês
- mandatory instruction signs