APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "C"

carga aérea
Definição1
Qualquer mercadoria ou material transportado ou a ser transportado em uma aeronave.
Fonte1
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13537: carga aérea e equipamento de apoio no solo para aeronave – vocabulário. Rio de Janeiro, 2006.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. AIP Brasil: publicação de informação aeronáutica. 2. ed. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: http://www.aisweb.aer.mil.br/arquivos/publicacoes/AIP-BRASIL /01-9D6EAA68-21DB-4FA1-8BA1386FCEB23458.pdf. Acesso em: 09 jun. 2014
Contexto
REQUISITOS ALFANDEGÁRIOS RELATIVOS A CARGA E OUTROS ARTIGOS Exigem-se os seguintes documentos para o despacho alfandegário de mercadorias: fatura comercial, conhecimento aéreo e licença de importação, quando couber. Todo embarque de carga aérea é livre de taxas e formalidades consulares. Com respeito a carga simplesmente transbordada de um vôo a outro num mesmo aeroporto sob supervisão alfandegária, nenhum documento é exigido. Em caso de carga ou outros artigos transladados de um para outro aeroporto internacional no Brasil, deve ser também apresentada uma cópia do conhecimento aéreo. Nenhum documento é exigido para as mercadorias que permaneçam a bordo da aeronave e que se destinem ao exterior. Para despacho de mercadorias exportadas por via aérea exigem-se os seguintes documentos: guia de exportação e conhecimento aéreo.
Subárea
Operações
Subárea2
agente de carga aérea
agente de carga aérea-acreditado
expresso aéreo
terminal de carga aérea
Broader Term
carga