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navegação aérea
Definição1
Método de navegação que permite a operação de uma aeronave em qualquer curso desejado dentro da área de abrangência dos sinais de um auxílio à navegação ou dentro das limitações da capacidade do sistema de navegação de bordo.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. Emenda 02. Brasília, 2011. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/RBAC01EMD02.PDF. Acesso em: 30 jun. 2014.
Definição2
Método de navegação que permite a operação de aeronaves em qualquer trajetória de voo desejada dentro da cobertura de auxílios à navegação, ou dentro dos limites das possibilidades dos equipamentos autônomos de navegação, ou de uma combinação de ambos.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. PCA 351-3: programa de implementação ATM nacional. Rio de Janeiro, 2009.
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-4: regras e procedimentos especiais de tráfego aéreo para helicópteros. Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=2553. Acesso em: 06 nov. 2014.
Contexto
2.13.2 Descrição: As estratégias de planejamento e gerenciamento para melhorar a utilização da área de movimento dos aeródromos incluirão as atividades de melhorias no projeto e no gerenciamento dos aeródromos, incluindo-se a coordenação e colaboração entre o provedor dos serviços ATM, os operadores de aeronaves, os operadores de veículos e os operadores/reguladores de aeroportos. Como parte integrante do sistema de navegação aérea, o aeródromo proporcionará a infraestrutura terrestre, tal como sistema de pista, pistas de taxi, iluminação, etc., de modo a manter a máxima capacidade de operação em qualquer condição de tempo. Por seu lado, o Sistema ATM deverá assegurar o uso eficiente da parte aérea do aeródromo, de modo a garantir o uso de toda a sua capacidade. Assim, para proporcionar a máxima eficiência do aeródromo, será necessário: a) o tempo de ocupação de pista será reduzido onde for possível; b) deverá ser possível realizar manobras seguras, mesmos em condições adversas de tempo e à noite; c) serão proporcionadas guias precisas no sistema de pistas; e d) as posições e intenções de todos os veículos e aeronaves, que operem na área de movimento, serão conhecidas com adequada precisão.
Subárea
Navegação Aérea
Subárea2
nível de cruzeiro
Narrower Term
navegação baseada em performance
navegação estimada