APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

<< navegação aérea | navegação baseada em performance | navegação estimada >>
Back to: "N"

navegação baseada em performance
Definição1
É um conceito diretamente associado à utilização do GNSS - Sistema Global de Navegação por Satélite e que permitirá o atendimento dos requisitos de performance associados a todas as fases de voo (rota, área de controle terminal e aproximação para pouso), por meio da combinação de sistemas de navegação satélites, sistemas situados no solo e instalados a bordo das aeronaves.
Fonte1
TROCANDO em miúdos: dicionário de termos aeronáuticos: gerenciamento do tráfego aéreo. São Paulo: C&R Editorial, 2010.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. DCA 351-2: controle do espaço aéreo - concepção operacional ATM nacional. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3678. Acesso em: 08 out. 2014.
Nota adicional1
O conceito PBN especifica os requisitos de desempenho do sistema RNAV da aeronave em termos de precisão, integridade, disponibilidade, continuidade e funcionalidade, necessários para as operações propostas em determinado espaço aéreo.
Contexto
9.5.2 A melhoria nos Sistemas Automatizados ATC, o emprego da Navegação Baseada em Performance, o uso de comunicações baseadas em enlace de dados (CPDLC) e a utilização da Vigilância Dependente Automática por Contrato (ADS-C) serão fundamentais para o aumento da capacidade no espaço aéreo oceânico. Este aumento de capacidade será alcançado por meio da redução da separação entre aeronaves, visando atender a demanda existente e projetada de tráfego aéreo, mantendo-se o nível requerido de segurança operacional.
Subárea
Navegação Aérea
Broader Term
navegação aérea