APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "E"

exame em rota
Definição1
Consiste de pelo menos um voo sobre um segmento de rota utilizado pela empresa, no caso de empresa regular, ou qualquer rota dentro da área de atuação, no caso de empresa não regular onde deve ser verificado se o examinando possui um nível de proficiência aceitável em todas as tarefas designadas pela empresa a ser conduzido no tipo e modelo básico da aeronave, assim como no posto de trabalho designado ao tripulante. No caso do piloto possuir habilitação IFR, pelo menos um trecho deve ser voado em aerovia, em rota aprovada fora de aerovia, ou em rota parte dentro parte fora de aerovia. O INSPAC/Examinador deve verificar se o piloto sendo examinado executa satisfatoriamente as obrigações e responsabilidades de um piloto em comando conduzindo operações segundo o RBAC que regule sua empresa; Os procedimentos específicos do operador contidos no Manual Geral de Operações (MGO) aprovado da empresa, tais como os deveres dos tripulantes (disciplina, responsabilidades etc.) e se possui conhecimento das áreas, rotas e aeródromos onde o tripulante irá operar tais como altitudes mínimas de rota, condições meteorológicas da área e dos aeródromos, procedimentos de tráfego aéreo, obstáculos nos aeródromos e sobrevoo de áreas densamente povoadas.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. IS 00-002 Revisão B: Fichas de Avaliação de Piloto - FAP. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/IS00-002B.PDF. Acesso em: 10 jul. 2014.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. IAC 135-1002: normas para a elaboração e análise do programa de treinamento de operações para operadores de transporte aéreo regidos pelo RBHA 135. Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/iac/IAC135_1002.pdf. Acesso em: 15 ago. 2011.
Contexto
3.3.10 A Experiência Operacional em Rota deve ser adquirida sob a supervisão de um instrutor de voo, qualificado no equipamento, da empresa ou de outra empresa 135, devidamente contratada e é concluí da através do exame em rota. Exemplos: experiência em operação “offshore”, voos em áreas terminais envolvendo centros urbanos com alta densidade de tráfego aéreo.
Subárea
Tráfego Aéreo
Subárea2
cheque em rota