APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "Á"

área proibida
Definição1
Espaço aéreo definido, dentro do qual é proibido o voo de aeronaves sem permissão do órgão que determinou a proibição.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: regulamentos brasileiros de aviação civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. [S.l.], 2008. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Definição2
(1) Área cujo sobrevoo é vedado por motivo de segurança nacional; (2) área específica de dimensões definidas pela autoridade competente, dentro de um estado ou dentro de águas territoriais a ele adjacentes, sobre a qual o voo de aeronave é proibido.
Fonte2
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. CIRTRAF 100-2: tráfego aéreo - classificação dos espaços aéreos condicionados. Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=2732. Acesso em: 03 set. 2014.
Fonte4
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. MAIP: manual de confecção da publicação de informação aeronáutica. Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: http://servicos.decea.gov.br/arquivos/publicacoes/d51a8a3e-4 7b0-433c-83878a9c7d63ab9a.pdf. Acesso em: 30 out. 2014.
Nota adicional1
Áreas proibidas deverão ser estabelecidas com a finalidade de não permitir o sobrevoo de determinadas instalações (fábrica de explosivos, refinarias, antenas de micro-ondas, usinas hidrelétricas, áreas de segurança nacional, etc.).
Nota adicional2
As informações fornecidas para este termo são resultantes de trabalhos de pesquisa do DECEA em cooperação com a ANAC.
Contexto
4.2.6.1.6 Recomendação: Quando uma área proibida, restrita ou perigosa é estabelecida, a área em questão deve ser tão pequena quanto possível e estar contida dentro de limites geométricos simples, de modo a permitir a facilidade de referência por todas as partes envolvidas.
Subárea
Controle do Espaço Aéreo
Related Term
área de exclusão
área perigosa