APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

<< emergência aeroportuária | emissões do escapamento | empenagem >>
Back to: "E"

emissões do escapamento
Definição1
Substâncias emitidas para a atmosfera do bocal de descarga do escapamento de uma aeronave ou de um motor aeronáutico.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. Emenda 02. Brasília, 2011. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/RBAC01EMD02.PDF. Acesso em: 30 jun. 2014.
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 34: requisitos para drenagem de combustível e emissões de escapamento de aviões com motores a turbina. Brasília, 2013. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/RBAC34EMD04.PDF. Acesso em: 15 jan. 2014.
Contexto
(c) O ensaio de emissão de escapamento é concebido para medir as concentrações de hi- drocarbonetos, monóxido de carbono, dióxido de carbono e óxidos de nitrogênio, e para de- terminar as emissões em massa por meio de cálculos durante um ciclo simulado de pouso- decolagem de aeronave. Este ciclo baseia-se em dados do tempo de permanência em cada modo durante períodos de elevada atividade em grandes aeroportos. O ensaio de motores de propul- são é composto de, no mínimo, os seguintes quatro modos de operação de motores: ta- xi/marcha lenta, decolagem, subida e aproximação. As emissões em massa para os modos são combinadas para produzir os valores reportados.
Related Term
motor aeronáutico